top of page

CURADORIA | CURATORSHIP

PACAP 6 - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas
Curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz
16 Fevereiro - 30 Julho 2023, Fórum Dança (Lisboa, PT)

PARTICIPANTES / PARTICIPANTS: Bobby Brim (FR), Camilla Morello (IT), Connor Scott (UK), Estrellx Supernova (US), Lorea Burge (UK/ES), Lucas Damiani (UY), María Ibarretxe del Val (ES), Marcelo de Castro Pereira (BR), Mariana Catalina Iris (UY), Rafaela Santos (PT), Silvana Ivaldi (PT), Tarlie Lumby (UK), Vanessa Lonau (DE) e Victor Lattaque (FR).

scroll down for ENG

Em cada época há vozes que chegam do futuro e impelem a mudanças urgentes e necessárias no presente. As vozes que nos chegam hoje do futuro parecem sofrer daquela rouquidão quase muda de quem durante anos repete até à exaustão a mesma coisa. Apesar das inúmeras declinações e formulações, mais ou menos prosaicas, mais ou menos poéticas, essa mensagem do futuro surge numa questão tão simples quanto esta: “se já sabes o que é preciso fazer, porque é que não o fazes?” E não é a aparente afonia que torna estas vozes inaudíveis, mas o esforço voluntário de as minimizar, ignorar ou adiar. Camus, em O Mito de Sísifo, chega a uma síntese que nos parece ligada à raiz dessa surdez “…o consentimento prático e a ignorância simulada, (…) faz com que vivamos com ideias que, se na verdade as sentíssemos, deveriam transformar toda a nossa vida.” Esta contradição entre as ideias e a prática são um lugar fértil de questionamento artístico pelo que nos revela da futilidade das barreiras entre o desejo de transformação e a acção ou da dificuldade de algumas comunidades em largar o “osso” do privilégio, não só sobre outras comunidades, como sobre a própria natureza.

 

A par da imprevisibilidade do que aí vem, da obsolescência de algumas ferramentas de pensamento e acção que caracterizam a nossa sociedade, das vozes que a anunciam, das resistências à sua escuta, há um futuro a ser imaginado e para o qual estamos desde já a contribuir activa ou passivamente. O PACAP é um desses lugares de imaginação e de experimentação onde as circunstâncias do mundo estão em diálogo com as especificidades e subjectividades de cada artista e, por isso, um lugar especial para o debate das nossas contradições. O trabalho de cada artista comunica de forma mais ou menos directa com as múltiplas temporalidades que constituem a realidade, influenciando-a e absorvendo-a, fazendo parte dela e, por vezes, distanciando-se para criar mundos paralelos que nos garantem uma perspectiva crítica sobre o que se passa à nossa volta. No curioso equilíbrio entre o particular e o universal, vemos como a aproximação ao que há de mais singular e específico em cada artista tem a capacidade de, não raras as vezes, afectar mais pessoas do que aquelas que fazem parte do seu círculo habitual. E nestas afectações sucessivas vamos contribuindo para a diversidade de imaginários sobre o corpo, a identidade, as relações.

 

O PACAP, enquanto comunidade provisória, é também um lugar de composição das relações entre cada participante, de articulação entre o individual e o colectivo, de experimentação de outras dinâmicas de interacção que se sobreponham às de privilégio e poder, tais como o cuidado, a generosidade, a atenção, a colaboração.

 

O PACAP convoca uma intensidade pelo simples facto de ser uma comunidade a prazo. Esta consciência do fim dá o acréscimo de energia e a urgência necessárias para espoletar relações inusitadas e excessos que escapam ao controlo, mas que são indispensáveis à imaginação. Podemos usar esta energia do estar juntos para provocar tanto um re-centramento, como um ligeiro desvio ou deslocação nos nossos modos de pensar/fazer.

 

Por tudo isto, sabemos que para além do incrível grupo de artistas que convidamos para estarem connosco, o que torna a experiência do PACAP realmente única é a constelação de participantes que irá integrar este Programa. Gostaríamos, por isso, de convidar 16 pessoas com o desejo e o prazer da experimentação, para connosco imaginarem múltiplos futuros através de projectos cujos pontos de partida tanto podem ser uma simples qualidade de movimento, um conceito urgente e actual, uma ideia banal, uma intuição por nomear, um objecto fora do lugar, ou qualquer outra coisa que provoque a inquietação necessária para criar.

Estrutura

 

O PACAP 6 está estruturado em cinco momentos:

 

  • Momento 1 – Comunidade temporária, de 16 Fevereiro a 10 de Março 2023;

  • Momento 2 – Laboratórios, encontros e conversas, de 13 de Março a 31 de Maio de 2023;

  • Momento 3 – Pesquisa e Criação, de 1 de Junho a 9 de Julho;

  • Momento 4 – Apresentação Pública, de 10 a 16 de Julho;

  • Momento 5 – Reflexão/feedback, produção e fim, de 17 a 29 de Julho.

Momento 1 - Comunidade Temporária

 

[de 16 Fevereiro a 10 de Março 2023]

O PACAP 6 é uma comunidade temporária com a duração de seis meses. E enquanto comunidade precisamos de encontrar modos de coexistência onde a combinação das heterogeneidades de cada artista se traduzam numa maior capacidade de acção. A forma como nos constituímos enquanto comunidade, embora tenha muito de aleatório e involuntário, depende de uma atenção particular à composição das relações para que nenhum modo de pensar/fazer se veja desqualificado e para que se preserve a diversidade de perspectivas e a liberdade de criação. É uma composição instável e em mutação contínua ao longo dos seis meses, mas à qual nos dedicamos conscientemente neste primeiro momento.

 

Residência
O PACAP 6 começa com uma residência de seis dias com a presença de Sofia e Vítor. Nesta residência, vamos começar por partilhar os projectos com que cada artista se candidatou a este programa, bem como algumas das suas referências e práticas pessoais. Simultaneamente, iremos explorar uma série de metodologias de colaboração e reflexão colectiva numa lógica de reciprocidade, cuidado e circulação de ideias.

 

Laboratório com Sofia & Vítor
Durante oito dias, Sofia e Vítor vão partilhar algumas das suas ferramentas de pesquisa, ao mesmo tempo que acompanham cada artista na preparação e apresentação de uma breve performance/ensaio a partir dos projectos individuais. Para assistir a estas performances/ensaios convidaremos o círculo de cúmplices do PACAP. Trata-se da primeira e ainda íntima abertura desta comunidade temporária ao exterior, num movimento de expansão e agregação.

 

Visitas às estruturas locais
Nestas primeiras semanas faremos visitas a vários espaços de apresentação, pesquisa e experimentação de artes performativas de Lisboa e teremos oportunidade de falar com as pessoas que os coordenam. Esta visitas são uma primeira contribuição para o mapeamento da cidade de Lisboa por cada artista e pretendem tornar mais fácil a sua comunicação com essas estruturas enquanto potenciais parceiros.

Momento 2 - Laboratórios, encontros e conversas

 

[de 13 de Março a 31 de Maio de 2023]

O segundo momento do PACAP corresponde a um período de incorporação crítica das práticas, influências, perspetivas e desejos de uma série de pessoas convidadas em diferentes formatos de encontro.

 

Laboratórios de pesquisa
Procurámos congregar um grupo eclético de 8 artistas, que ao longo de doze semanas vão partilhar os seus modos de pesquisa e criação em laboratórios com a duração de 5 a 10 dias.

Pessoas convidadas: Alex CassalChristine de SmedtJoão FiadeiroLigia LewisMarcelo EvelinSheena McGrandlesSimone Aughterlony e Vera Mantero.

 

Resposta criativa
Os laboratórios de pesquisa serão pontuados por um momento de resposta criativa e crítica de cada participante. Esta resposta pretende devolver um olhar ou um feedback às pessoas convidadas de forma a sedimentar a experiência do laboratório e colocá-la em diálogo com os projetos individuais. A resposta criativa/crítica será uma oportunidade para a experimentação de diferentes formatos de apresentação.

 

Encontros pontuais / Crash Meetings
Entre os oito laboratórios de pesquisa estão previstos encontros pontuais com artistas a residir ou de passagem por Lisboa. A duração desses encontros varia entre apenas algumas horas a um dia e o seu formato é aberto e flexível. Os Crash Meetings são uma oportunidade para incluir artistas locais e expandir a comunidade temporária do PACAP 6.

Para além das escolhas da curadoria, há ainda espaço para sugestões do grupo de participantes do PACAP, indo ao encontro das necessidades e interesses coletivos.

 

Para o PACAP 6 convidámos também algumas pessoas para ampliar e adensar a reflexão e discussão sobre os temas/assuntos que gostaríamos de abordar neste programa, nomeadamente, a apropriação criativa, a tensão entre forma/conteúdo e a relação da criação artística com diversos temas prementes. Haverá um foco particular sobre o conceito de “bridging the divide” que a tradução livre poderia ser “aproximar os que estão divididos”. Neste âmbito, representantes de dois projetos que operam segundo este conceito vão partilhar a sua experiência, sobretudo na tentativa de aproximação de pessoas de espectros políticos radicalmente diferentes. O conceito “bridging the divide” a par da pesquisa de ferramentas para o diálogo com quem consideramos estar nos antípodas das nossas convicções (não só políticas como também artísticas) são um eixo fundamental na reflexão e ação do PACAP 6. Também para estas conversas/seminários haverá espaço para as sugestões de cada participante.

Pessoas convidadas: François ChaignaudRita NatálioPiny, Ana Correa.

 

Programa Paralelo
Será proposto ao grupo de participantes do PACAP 6 um programa de espetáculos e performances em diferentes espaços culturais de Lisboa. A visualização coletiva permite criar um plano comum de reflexão não só sobre os espetáculos mas também, por efeito de espelho, sobre as práticas de cada participante do PACAP. É mais fácil discutir e aplicar alguns conceitos tendo um espetáculo como referência comum. Este programa paralelo, decorre fora do horário do PACAP e a sua participação é facultativa.

Momento 3 - Pesquisa e Criação

 

[de 22 de maio a 2 de julho]

Durante seis semanas, cada participante do PACAP trabalhará nos projetos individuais de criação. É um período acompanhado por Sofia e Vítor, e por instigadores locais escolhidos por cada participante. Será proposta uma metodologia de colaboração onde cada participante se coloca ao serviço de um ou mais projetos de modo a que este processo criativo seja o mais acompanhado possível e para que se tire partido do principal recurso deste programa: os pares.

 

No início deste processo, será realizado um plano de produção em colaboração com a equipa do Forum Dança de modo a adequar os recursos existentes ou a encontrar outros necessários à concretização dos projetos. Na quarta semana de criação haverá um momento de apresentação informal e sessão de feedback.

Durante a última fase do processo criativo o grupo participará num laboratório de acompanhamento técnico com Letícia Skrycky e Santiago Rodríguez Tricot, que depois farão a mediação técnica com os espaços de apresentação, para a implementação do projeto no Teatro do Bairro Alto e na Culturgest.

 

Documentação
Em colaboração com uma artista e designer gráfica será desenvolvido um projeto de documentação coletivo do processo criativo de cada participante. Numa primeira fase serão recolhidos materiais com vista à constituição de um arquivo pessoal. Esse arquivo servirá depois de campo de experimentação para a criação de um objeto documental coletivo que poderá dialogar diretamente com o trabalho em “estúdio” ou partir numa direção autónoma.

Este processo conta com a colaboração de Marta Ramos.

Momento 4 - Apresentação Pública

 

[de 3 a 23 de julho]

O processo criativo de seis semanas culmina com as apresentações públicas dos projetos individuais em duas instituições culturais de Lisboa: o Teatro do Bairro Alto (TBA) e a Culturgest. Um dos parceiros irá acolher sobretudo projetos que se enquadram no espaço teatral enquanto que o outro acolherá projetos para espaços não convencionais, nomeadamente o espaço exterior (jardins, rua, auditório ao ar livre, etc.). Esta diversidade de contextos de apresentação e respetivo apoio técnico e logístico das equipas destas instituições culturais procura ir ao encontro da diversidade e especificidade das propostas de cada participante. Assim, os formatos de apresentação dependem exclusivamente do processo de criação e das intenções artísticas de cada participante que tanto podem resultar num espetáculo ou performance como numa palestra, prática coletiva, instalação, experiência sonora, passeio guiado, entre múltiplas outras opções.

As apresentações públicas do PACAP são um momento de celebração, de ampliação das relações desta comunidade temporária e de reflexão coletiva.

 

Partilha de Documentação
O período da apresentação pública será também a oportunidade para partilhar, num dos espaços do Teatro do Bairro Alto, uma composição coletiva dos arquivos pessoais, dando a ver linhas de força, aproximações e afastamentos entre cada projeto. Esta composição temporária serve tanto de introdução aos projetos como de ponto de apoio para posteriores reflexões e discussões.

 

Registo
Será realizado um registo fotográfico e uma gravação vídeo integral de cada apresentação. Este registo será cedido aos participantes para a documentação e/ou difusão do projeto.

Registo de video: Aline Belfort

Momento 5 - Reflexão/feedback, produção e fim

[de 24 a 29 de julho]

Reflexão e feedback
De volta à intimidade dos estúdios do Forum Dança, este momento final do PACAP 6 é dedicado à reflexão e feedback sobre o percurso de cada participante nos seis meses do Programa, com especial incidência no processo de criação e a apresentação pública. Nesta reflexão/feedbackcontaremos com a presença das/os instigadores de cada projeto.

 

Apoio de produção
Paralelamente a este momento reflexão e feedback, cada participante terá um acompanhamento de produção e difusão. Dependendo da fase em que cada projeto se encontra, este acompanhamento poderá consistir: na elaboração de um dossier de produção e/ou difusão; na pesquisa e contato de parceiros institucionais que permitam o desenvolvimento e/ou apresentação do projeto; na preparação de candidaturas a residências, apoios e bolsas de criação e/ou circulação; em esclarecimentos sobre o contexto português de apoio às artes e estatuto do trabalhador das artes; entre outros. Este momento conta com a colaboração de Sofia Matos (Coordenação de Projetos Associados, na Materiais Diversos).

 

Finalização da Documentação
Neste derradeiro momento do Programa vamos criar um objeto documental coletivo que tenta integrar e colocar em diálogo os elementos das pesquisas individuais, com a experiência dos diferentes laboratórios, dos encontros pontuais, dos seminários e das performances apresentadas no Teatro do Bairro Alto e na Culturgest.

 

Comunidade temporária
Do mesmo modo que no início dos seis meses é dada especial atenção à formação desta comunidade temporária, neste momento do Programa é fundamental também cuidar do seu fim.

Info

 

Público-alvo

Bailarinas/os, coreógrafas/os, performers e outras/os artistas com práticas ligadas à performance, ao corpo e ao movimento.

Idade superior a 23 anos (sem limite superior de idade).

O programa está aberto a candidaturas individuais e a duplas de artistas.

Nota

O PACAP terá como língua de trabalho o inglês e o português de acordo com as/os intervenientes do Programa.

É requerido um domínio mínimo destas línguas, embora esse não seja um critério determinante para a selecção das/os candidatas/os.

 

Pessoas Convidadas

Momento 2 | Laboratórios de Pesquisa

 

Momento 2 | Encontros Pontuais/Crash Meetings

 

Momento 3/4 

 

Momento 5​

  • Sofia Matos

Candidaturas

O processo de seleção será realizado pelos curadores do PACAP 6 e pela direção do Forum Dança.

Decorrerá em 2 Fases distintas:

  • Fase 1 – Candidaturas;

  • Fase 2 – Audições.

 

As pessoas que pretendam candidatar-se devem apresentar a sinopse de um projeto a desenvolver no âmbito do PACAP 6. Esta sinopse não é mais do que um ponto de partida, uma ideia inacabada, um problema por resolver.

A submissão de candidaturas processa-se através de formulário online (mais abaixo, nesta página) até dia 20 junho de 2022.

Serão aceites candidaturas em português, inglês ou francês.

 

Elementos a incluir na candidatura:

 

  • Carta de motivação (max. 1 pág. A4 formato .pdf) ou vídeo (link max. 3 minutos);

  • CV com fotografia e breve nota biográfica (max. 2 pág. A4 .pdf – não exceder 1MB);

  • Link para portfólio das pessoas que se candidatam, com textos, imagens e links para vídeos (max. 10 pág. A4, em formato .pdf);

  • Sinopse de projeto a desenvolver no âmbito do PACAP 6 (max. 1 pág. A4, pdf).

 

As pessoas selecionadas para a audição serão contactadas até dia 30 junho 2022 por email.

! NOTA IMPORTANTE !

Pedimos que não enviem links para download de vídeos e fotografias.

Os links enviados devem dar acesso direto à visualização online dos ficheiros (Youtube, Vimeo, etc.).

Apenas aceitamos como ficheiros para download o CV, a carta de motivação e projeto/sinopse.

Audições

 

Esta segunda fase será apenas para as pessoas selecionadas na primeira fase.

 

  • Data: 5 a 10 de Setembro de 2022;

  • Local: Forum Dança, Lisboa, Portugal;

 

Comunicação dos resultados: todas as pessoas seleccionadas serão contactadas por email até 30 de setembro de 2022.

 

Nota

Para pessoas residentes no estrangeiro que não se possam deslocar até Lisboa, será realizada uma audição e entrevista online entre 5 e 10 de setembro 2022 em horário a combinar com cada pessoa candidata.

+ info : https://www.forumdanca.pt/pacap6/

 

Presentation

In each epoch there are voices coming from the future that demand urgent and necessary changes in the present. The voices that reach us today from the future seem to suffer from that almost mute hoarseness of someone who, for years, repeats the same thing to exhaustion. Despite the countless declinations and formulations, more or less prosaic and poetic, that message from the future comes in a question as simple as this: “if you already know what needs to be done, why don’t you do it?” And it is not the apparent aphonia that makes these voices inaudible, but the voluntary effort to minimize, ignore or postpone them. Camus, in The Myth of Sisyphus, comes to a synthesis that seems to us linked to the root of this deafness “…practical consent and simulated ignorance, (…) makes us live with ideas that, if we actually felt them, should transform our whole lives.” This contradiction between ideas and practice is a fertile place of artistic questioning for what it reveals of the futility of the barriers between the desire for transformation and action or the difficulty of some communities in letting go of the “bone” of privilege, not only over other communities, but over nature itself.

 

Alongside the unpredictability of what is to come, the obsolescence of some of the tools of thought and action that characterize our society, the voices that announce it, the resistance to hear them, there is a future to be imagined and to which we are already contributing actively or passively. PACAP is one of these places of imagination and experimentation where the circumstances of the world are in dialogue with the specificities and subjectivities of each artist and, therefore, a special place for the debate of our contradictions. The work of each artist communicates more or less directly with the multiple temporalities that constitute reality, influencing and absorbing it, being part of it and sometimes distancing themselves to create parallel worlds that guarantee a critical perspective on what goes on around us. In the curious balance between the particular and the universal, we see how the approach to what is most singular and specific in each artist has the capacity, not infrequently, to affect more people than those who are part of their usual circle. And in these successive affections we contribute to the diversity of imaginaries about the body, identity and relationships.

 

The PACAP, as a provisional community, is also a place for the composition of relationships between each participant, for the articulation between the individual and the collective, for experimentation with other interaction dynamics that overlap with those of privilege and power, such as care, generosity, attention, collaboration.

 

The PACAP calls for intensity simply because it is a long-term community. This awareness of the end gives the added energy and urgency needed to spark unusual relationships and excesses that escape control but are indispensable to the imagination. We can use this energy of being together to provoke either a re-centering or a slight shift in our ways of thinking/doing.

 

For all this, we know that beyond the incredible group of artists we invite to be with us, what makes the PACAP experience unique is the constellation of participants that will integrate this Program. We would like, therefore, to invite 16 people with the desire and the pleasure of experimentation, to imagine with us multiple futures through projects whose starting points can be a simple quality of movement, an urgent and current concept, a banal idea, an intuition to name, an object out of place, or any other thing that provokes the necessary restlessness to create.

Structure

PACAP 6 is structured in five moments:

 

  • Moment 1 – Temporary community, from 16 February to 10 March;

  • Moment 2 – Laboratories, meetings and conversations, from March 13 to May 19;

  • Moment 3 – Research and Creation, from May 22 to July 2;

  • Moment 4 – Public Presentation, from the 3rd to the 23rd of July;

  • Moment 5 – Reflection/feedback, production and finishing, from the 24th to the 29th of July.

 

Access the tabs to find out more information about each of these moments that make up the program’s structure.

Moment 1 - Temporary Community

[from February 16 to March 10]

PACAP 6 is a temporary community with a fixed duration of six months. And as a community we need to find ways of coexistence where the combination of the heterogeneities of each artist translates into a greater capacity for action. The way we constitute ourselves as a community, although in large part random and involuntary, depends on particular attention to the composition of relationships so that no way of thinking/doing is disqualified and so that the diversity of perspectives and freedom of action is preserved. This will be an unstable composition in continuous mutation throughout the six months, but to which we dedicate ourselves in this first moment.

 

Residency
PACAP 6 begins with a six-day residency with Sofia and Vítor. In this residency, we will start by sharing the projects with which each artist applied to this program, as well as their references and personal practices. Simultaneously we will explore a series of methodologies of collaboration and collective reflection in a logic of reciprocity, care, and circulation of ideas.

 

Laboratory with Sofia & Vítor
During eight days, Sofia and Vítor will share some of their research tools, while accompanying each artist in the preparation and presentation of a short performance/rehearsal from the individual projects. To watch these performances/essays we will invite the circle of accomplices of PACAP. This will be the first and still intimate opening of this temporary community to the outside world, in a movement of expansion and aggregation.

 

Visits to local structures
In these first weeks we will visit several spaces of presenting, researching, and experimenting in the performance arts in Lisbon and can talk with the people who coordinate them. These visits are a first contribution for the mapping of Lisbon by each artist and intend to make easier their communication with these structures as potential partners.

Moment 2 -Labs, meetings, and discussions

[from March 13 to May 19]

The second moment of PACAP will be a moment of critical incorporation of influences, practices, perspectives and wishes of a group of invitees in different types of encounters.

 

Research laboratories
We have tried to congregate an eclectic group of 8 artists who, during twelve weeks, will share their ways of research and creation in laboratories that will last from 5 to 10 days.
Confirmed artists: Alex CassalChristine de SmedtJoão FiadeiroLigia LewisMarcelo EvelinSheena McGrandlesSimone Aughterlony and Vera Mantero.

 

Creative response
The research labs will finish with a moment of creative/critical response from each participant. This response is intended to return a look or feedback to the guests to sediment the experience of the laboratory and put into dialogue elements of this research with the individual projects. The creative/critical response will be an opportunity to experiment with different presentation/performance formats.

Occasional Encounters / Crash Meetings
Among the eight research laboratories there will be occasional meetings with artists living or passing through Lisbon. The duration of these meetings varies from just a few hours to a day, and their format is open and flexible. Crash Meetings are an opportunity to include local artists and expand the temporary community of PACAP 6. Besides the curatorial choices, there is room for suggestions from participants of PACAP 6, to meet collective interests and needs.
Confirmed artists: François Chaignaud.

 

Conversations/seminars
For PACAP6 we invited a few people to broaden and deepen the reflection and discussion on the themes/subjects we want to address in this program, namely, creative appropriation, the tension between form/content, the relationship of artistic creation with ecology, identity, and activism, among others. There will be a particular focus on the concept of “bridging the divide” which could be freely understood as to “bringing together those who are divided”. Here representatives of two projects that operate according to this concept will share their experience, particularly in trying to bring together people from radically different political spectrums. The concept of “bridging the divide” along with the search for tools for dialogue with those we consider to be at odds with our convictions (not only political but also artistic) are a fundamental axis in the reflection and action of PACAP 6. In these conversations/seminars there will also be room for the suggestions of each participant.
Confirmed guests: Hanna Israel (Europe Talks).

 

Parallel Program
A program of shows and performances in different cultural spaces in Lisbon will be proposed to the group of participants of PACAP 6. Collective viewing makes it possible to create a common reflection plan not only on the shows, but also, by mirror effect, on the practices of each PACAP participant. It is easier to discuss and apply some concepts with a performance as a common reference. This parallel program takes place outside PACAP hours, and attendance is optional.

Moment 3 - Research and Creation

[from May 22 to July 2]

For 6 weeks, each PACAP participant will work on individual creation projects. It is a period accompanied by Sofia and Vítor, by peers of PACAP and by local instigators chosen by each participant. A collaboration methodology will be proposed where each participant puts herself at the service of one or more projects so that this creative process is as closely monitored as possible and to take advantage of the main resource of this program: the pairs.

At the beginning of this process, a production plan will be made in collaboration with the Forum Dança team to adapt the existing resources or find others necessary for the realization of the project. In the fourth week of creation there will be an informal presentation and feedback session. During the last phase of the creative process, technical support will be guaranteed for the implementation of the project at Teatro do Bairro Alto and Culturgest.

 

Documentation
A documentation project of the creative process of each participant will be developed in collaboration with an artist and graphic designer. In a first phase, materials will be collected to create a personal archive. This archive will then serve as a field of experimentation for the creation of a documentary object that can dialogue directly with the “studio” work or go in an autonomous direction.
Marta Ramos will collaborate during this process.

Moment 4 - Public Presentation

[from July 3 to 23]

The six-week creative process will culminate with public presentations of each participant’s projects at the Bairro Alto Theater (TBA) and Culturgest in Lisbon. One of the partners will mainly host projects that fit into the theatrical space while the other will host projects for unconventional spaces, namely outdoor space (gardens, street, open-air auditorium, etc.). This diversity of presentation contexts and the respective technical and logistical support of the teams of these cultural institutions seeks to meet the diversity and specificity of the proposals of each participant. Thus, the presentation formats depend exclusively on the creation process and the artistic intentions of each participant, which can either result in a show or performance or in a lecture, collective practice, installation, sound experience, guided tour, among many other options. PACAP’s public presentations are a moment of celebration, of expanding the relations of this temporary community and of collective reflection.

 

Sharing of Documentation
The period of the public presentation will also be the opportunity to share, in one of the spaces of the Bairro Alto Theater, a collective composition of the personal archives, showing the lines of force, specificities, approximations and distances between each project. This temporary composition serves both as an introduction to the projects and as a support point for later reflections and discussions.

 

Register
A complete photographic and video recording of each presentation will be made. These records will be given to the participants for the documentation and/or dissemination of the project.

Moment 5 - Reflection/feedback, production, and finishing

[from July 24 to 29]

Reflection and feedback
Back to the intimacy of Forum Dança studios, this final moment of PACAP 6 is dedicated to reflection and feedback on the journey of each participant during the six months of the Program, with special focus on the creation process and the public presentation. In this reflection/feedback we will count on the presence of the instigators of each project.

 

Production support
Parallel to this reflection and feedback moment, each participant will have production and dissemination support. Depending on the stage each project is at, this support may consist of the elaboration of a production and/or dissemination dossier; research for and contact with institutional partners for the development and/or presentation of the project; application to residencies, support and grants for creation and/or circulation; clarifications about the Portuguese context of support to the arts and the status of the arts worker; among others.

 

Finishing Documentation
In this last moment of the Program, we are going to create a collective documentary object that tries to integrate and put into dialogue the elements of individual research, with the experience of different laboratories, occasional meetings, seminars and performances presented at Teatro do Bairro Alto and at Culturgest.

 

Temporary community
In the same way that at the beginning of the six months special attention is given to the formation of this temporary community, at this moment of the Program it will also be fundamental to take care of its end.

+ info: https://www.forumdanca.pt/en/pacap6/

ENG here ! !

bottom of page