INFILTRAÇÃO | TBA - Teatro do Bairro Alto | 2020

Sofia Dias e Vítor Roriz vão passar seis meses no Teatro do Bairro Alto e chamaram Infiltração a esta estadia: um processo de experimentação colectiva que junta a dupla de coreógrafos à equipa do TBA. Há espaço nesta permanência para a lentidão e para a invisibilidade, procurando inscrever na comunidade um corpo de trabalho — por oposição ao nomadismo de que muitas vezes é feita a vida dos artistas. Infiltração contempla a reposição de uma peça, a criação de duas performances e, em Junho, a estreia de uma peça para cinco intérpretes. Há lugar ainda para actividades paralelas e até para a interferência dos coreógrafos nas rotinas de produção e programação do TBA.


Tudo começa com O que não acontece, espectáculo de 2018 (estreado no Festival Alkantara) que funciona como síntese de muitas das preocupações formais da dupla: a relação do gesto com o texto dito e cantado, o modo como os objectos informam o movimento, a escrita como ato performativo ou acção coreográfica. Trata-se de uma síntese da própria vida, do que é viver, destruir e construir com o outro, do que é estar em cena partilhando com o público uma intimidade. Síntese, sobretudo, do que ficou por fazer. Sem pausas, sem espaços em branco, sem pontuação. A infiltração alastra-se a todo o edifício do TBA. Procurando escapar a qualquer tentativa de contenção e coerência, privilegiando o estado de pesquisa e a sua natureza lúdica e efémera, as performances Dispositivos e Otus Scops serão um momento de teste e uma tentativa de desvio dos modos habituais de criação de Sofia e Vítor, bem como uma oportunidade para incluir neste questionamento outros artistas.

Os Dispositivos vão proliferar pelo edifício a partir da Sala Manuela Porto. Alguns baseiam-se em premissas simples de improvisação de movimento e texto, outros são tangenciais à ideia de prática ou exercício, outros ainda dependem de partituras que podem ser activadas pelas pessoas do público numa lógica participativa. A experiência será diferente nos três dias de apresentação: mudam os dispositivos, os espaços, as durações e os formatos. No último dia, a performance progredirá até se transformar numa conversa com o público.

Em Otus Scops o público é convidado a assistir a uma composição de vários elementos musicais e sonoros das peças anteriores de Sofia e Vítor. Esses elementos serão articulados numa lógica próxima da de um concerto, aproveitando-se para fazer algumas experiências corais que poderão servir de ponto de partida para o trabalho previsto na continuação desta infiltração: a peça de grupo Escala, a estrear em Junho de 2020 [adiada para Fevereiro de 2021].

Sofia Dias and Vítor Roriz are going to spend six months at Teatro do Bairro Alto and call their stay Infiltration: a collective experimentation process that connects this pair of choreographers with the TBA team. This stretch contemplates the presentation of an already existing work, the creation of two performances and, in June, the premiere of a piece for five performers. It all begins with O que não acontece [What does not happen], a work from 2018 that serves as a synthesis for many of their formal concerns.

Dispositives will spread through the building from the room Manuela Porto. Some dispositives are based on simple text and movement improvisation premisses, others are close to the idea of exercise, others depend on partitions that can be activated by people from the audience in a participative logic. The experience will be different on each of the three days of the performance: the dipositives, the spaces, the length and formats might change slightly. On the last day, the performance will transform into a meeting with the audience.

Otus Scops was supposed to be a performance that would invite the audience to watch a composition of various musical and sound elements of previous pieces by Sofia and Vítor, articulated as a concert. Due to the pandemic, this project now takes the form of an online collection. Infiltration will end up with a group piece - Escala [postponed to February 2021].

©s&v built with wix